terça-feira, 19 de agosto de 2008

Fim-de-semana temperado com Vinagre
















Buenas
!!

Este artigo representa um apanhado daquilo que foram os dias 15, 16 e 17 deste lindo mês de Agosto (já dizia o Dino Meira).

Em primeiro lugar, foi com enorme deleite (eu preferia Licor Beirão ou Ricard mas teve que ser mesmo com leite) que nós, autores deste blog, descobrimos que o número de leitores aumenta a cada instante que passa. É verdade, é com imenso prazer que anunciamos que o nosso público aumentou para uns incríveis....5 cibernautas!!!

Depois desta pequena nota introdutória, o busílis do artigo (ah pois...busílis, pega lá que é de borla Saramago!!!).

Toda a gente sabe que desde o dia 8 e até ao próximo dia 24 se disputam as Olimpíadas Beijing 2008. Sim, a cerimónia de abertura dos Jogos foi no dia 8-8-2008 às 8:08h mas dois dias antes já se realizavam provas. Acho que é caso para dizer...chinesices! No entanto, o que nem toda a gente sabe é que de 15 a 17 se realizaram as VII Olímpiadas de Casal de Ermio. De facto, acho que só os atletas que nelas participaram, o staff organizador e mais umas três ou quatro pessoas é que sabiam da sua existência. Isto perfaz um total de cerca de 20 pessoas. Tal pode dar a entender que se tratam de uns míseros joguitos que uma cambada de amigos organiza para passar o fim-de-semana mas desenganem-se. Na realidade, viveu-se o verdadeiro espírito olímpico naquela que pode ser considerada a maior aldeia olímpica do país. E não digo do Mundo porque os chinocas, com a mania das grandezas, tinham que fazer uma maior. Pudera...já viram o tamanho dos ninhos de passáro lá???? Enfim, é a estória destas Olimpíadas que vos relato aqui, pelo menos alguns dos melhores momentos.

Eram várias as modalidades a praticar durante as jornadas desportivas. Passo a enumerá-las: Bilhar (ou como algumas pessoas dizem..."bilhar snooka"), Matrecos, Futebol, Basquetebol, Malha, Mergulho, Mini-Golfe e Atletismo. Importa ainda referir que algumas modalidades foram excluídas por diversas razões, entre as quais, perigo para a integridade física dos atletas, falta de tempo e condições para a sua realização ou simplesmente a falta de fósforos. São os casos das provas de Ciclismo, Lenhador e Bombeiro - esta foi ideia minha e do grande Zépsi e consistia em pegar fogo a uma parte da floresta circundante e ver quem apagava o mesmo em menos tempo mas não foi aceite, sobretudo pelo Cumité Organizador (que é como quem diz os donos da casa), supostamente porque não havia fósforos mas ficamos com a sensação que era uma desculpa esfarrapada!!! As provas tiveram início na tarde do dia 15, já que a manhã foi reservada para a chegada dos restantes atletas à Aldeia Olímpica, alojamento, tomada de conhecimento das equipas (Norte United, Calhandra, Calhau e Vela Dinamite) e almoço.

As hostilidades (em muitos casos, literalmente) começaram com a 1ª jornada de Bilhar e Matrecos. Devo dizer que a minha equipa não se deu muito bem com os ares do complexo de desportos de tabuleiro (mais conhecido por garagem). No Bilhar perdemos todos os jogos e nos Matréquelios vencemos apenas uma jornada mas conseguimos a maior goleada de todas as Olimpíadas...uns valentes 10-1!!!! Devo acrescentar que, apesar de ter sido considerado o melhor jogador de Bilhar, houve outros jogadores que se destacaram. Atrevo-me a dizer que o complexo por vezes parecia um fumeiro tais eram as chouriçadas que por lá existiram. Nos Matrecos, João Primo foi o MVP (o homem era uma autêntica Muralha da China na defesa)...foi justo! As partidas de Bilhar e Matrecos tiveram sempre lugar a seguir ao almoço e outra coisa não seria de esperar. Depois do cumere (e que bem se comeu), os atletas queriam era a prova da Soneca mas essa não existia o que implicava uma prova muito pouco mais exigente.

Durante o resto da tarde do dia 15 e nas manhãs e tardes dos dias 16 e 17 realizaram-se as restantes provas. Passo a descrever um best of das mesmas. No Atletismo, Sérgio, futuramente carinhosamente nomeado Obikwelu lá do sítio, bateu toda a concorrência mas a minha equipa venceu no geral (ja começam a perceber que a minha equipa foi totalmente de altos e baixos...muitos baixos). No Futebol, os grandes vencedores foram os Calhandra, o melhor marcador foi Sérgio, dos Calhau, equipa que curiosamente terminou as seis jornadas com umas redondinhas seis derrotas. Zépsi foi eleito o melhor jogador, ele que se mostrou um jogador cheio de "gás" durante as Olimpíadas. O destaque que o Basquetebol merece é que foi a modalidade que mais discussão, pancadaria e ranhosice gerou. Na Malha, Naldo revelou-se um exímio atirador ao meco. Este atleta merece especial destaque visto que revelou-se também um exímio picheleiro. Era vê-lo a lidar, com igual destreza, com o entupimento sanitário que se abateu sobre um dos bunkers que abrigava atletas. No Mergulho, fiquei a saber que sou amigo dum Phelps e não sabia. É verdade, o Hank Moody não meteu água nesta modalidade e pulverizou, ou melhor, afundou a concorrência e fez o melhor tempo. O pior disto tudo é que a minha equipa também venceu esta prova mas isso são "prumenores" e no final vão perceber porquê. Por fim, no Mini-Golfe, o Tiger Woods que há em mim revelou-se e sagrei-me vencedor absoluto depois de disputada uma finalíssima. Feitas as contas, no geral, Calhau em 1º lugar, Calhandra em 2º, Norte United em 3º (percebem agora os "muitos baixos"??!!) e Vela Dinamite em 4º (equipa que mostrou muito pouco rastilho e muita pouca chama).

Mas nem só de desporto se fizeram estas Olimpíadas. Os momentos extra-competição foram igualmente do melhor e também há muito a dizer. Cá vai...

No Sábado (dia 16), S. Pedro não se mostrou muito adepto de desporto e brindou-nos com um céu muito nublado, muitos aguaceiros e humidade elevada. Tratava-se do verdadeiro clima de Beijing. Mas os atletas não se amedrontaram. Quer dizer, pelo menos nem todos. A excepção foi o João Primo que perante tal clima vestiu o traje de gala, o qual só deveria ser utilizado na gala de entrega dos prémios. Foi-lhe pedida uma explicação para o facto de se ter apresentado perante o Cumité de polozinho, calças de ganga e sapatinhos de verniz. A explicação foi mais simples do que qualquer um poderia pensar. O seu pensamento foi: "Mas é para fazer alguma coisa com este tempo??". João Primo que se mostrou igualmente resoluto quando puseram em causa as suas capacidades físicas, dizendo: "Quem te dera chegar à minha idade com a minha forma física, a beber e a fumar como eu!!". É verdade, o homem deve ter cerveja a correr nas veias, mais propriamente Finkbrau - a cerveja oficial Casal de Ermio 2008.

Outro aspecto importante a referir é que o ar nem sempre era muito respirável na Aldeia Olímpica. Alguns atletas, em especial Zépsi, mostraram-se muito dados à libertação via anal de gases, intoxicando tudo e todos. Não sei o que morreu dentro de alguns atletas mas já foi há algum tempo. A eles, resta-me dizer....salvem a alma porque o corpo há muito que já foi com as senhoras da prostituição!!

Zépsi que foi o protagonista de mais um belo episódio extra-competição. Decorria a noite de Sábado e, numa incursão pelos jardins da Aldeia para efectuar uma chamada telefónica para o seu "alvo", ele foi, segundo consta, brutalmente atropelado por um suposto rato. Depois de se ouvir um grito vindo do jardim, eis que surge Zépsi exclamando "Tá um rato lá fora...vambora!!!". Chegados ao exterior, o pai do atleta começa e investigar o local do crime e não é que, efectivamente, descobre...um sapo?!?! É verdade, aquilo que Zépsi reclamava ser um rato que passou "por cima do pé" era na realidade um sapo. Curioso é que momentos mais tarde foi avistado um ratídeo no complexo de desportos de tabuleiro. O animal era de tamanho considerável pois obrigou Paulinho, rapaz de coragem invejável, a recorrer ao topo de um sofá para se proteger da investida. O rato lá se escondeu e livrou-se de ser "gaseado" por Zépsi. Nem sabe do que escapou...

Estes dias foram também ricos no que diz respeito à criação de alcunhas. Estas vão desde Mário Van Peebles até ao PauloInho, passando pelo Daniel "Bruno Alves" Cardoso, a.k.a. Ventania. Aproveito para prestar homenagem a este rapaz pois foi o malogrado das Olimpíadas. Rápidas melhoras!!

E para fechar com chave de ouro (e não me refiro aos cafés), não podia deixar de falar daquele que foi, para mim, o melhor momento cultural de todo o meu Verão...o concerto de Susana Vinagre, essa grande organista/vocalista (www.susanavinagre.com). Já passava da meia-noite quando fomos convidados por elementos do Cumité para nos deslocarmos até à localidade de Vale de Vaíde com o propósito de visitarmos as Festas em honra da Nossa Senhora das Preces (a Santa a quem rezamos quando queremos chegar a tempo a algum sítio, sobretudo quando já estamos atrasados). O cansaço já era mais do que muito mas lá fomos, e naquela altura nem nos passava pela cabeça o que iriamos perder se não tivessemos ido. Chegados a essa bela localidade que é Vale de Vaíde, e já depois do "Xenhôr Afonxo" quase ter estrategicamente estacionado o seu pópó num buraco, seguindo a música que ia desde logo pondo os nossos neurónios a bailar desenfreadamente, eis que avistamos um esplendoroso palco de aprox. 7,23 m2 com uma decoração à la S. João. Era, então, aqui que tinha origem o som com o qual os nossos ouvidinhos se deleitavam. A organista/vocalista Susana Vinagre, munida apenas de um sintetizador/órgão, punha a multidão a vibrar, a bailar e...a martelar!! Pois é, não sei se foi devido ao facto de o espectáculo da Susaninha estar a ser arrebatador mas o que é certo é que olhei para o lado e estavam uns senhores a martelar, com considerável veemência, um pedaço dum tronco de uma árvore. Procurei por pregos ou pelo que quer que fosse que os homezinhos estavam a massacrar com o martelo mas não encontrei nada. De facto, eles estavam apenas a martelar mas consegui perceber que o de bigode com mancha de vinho tinto deu uma grande abada ao senhor sem dentes e que vinha de Paris de França (sim, havia por lá muitos imigras). Depois de ouvir umas 5 músicas da Vinagrete ao sabor de uma Super Bock (não havia Finkbrau - o único defeito que consigo apontar a estas Festas - a comissão de festas devia estar com prece e não arranjou), era hora de voltar à Aldeia mas ainda houve tempo de passar pela Bogueira, pelo centro de Casal de Ermio e pela sua zona industrial (dois armazéns, um de cada lado da estrada).

E assim se passaram estes três dias. Havia muito mais para contar mas isto já vai longo e se chegaram aqui já sois grandis!! Fiquem atentos aos próximos artigos e pode ser que sejam referidos mais pequenos episódios destas Olimpíadas!

Inté!!

P.S.: O meu querido cão não tá todo fodide, está com os problemas habituais de quando a idade já é muita (patas fortemente arqueadas que me levaram a apelidá-lo de "Rivaldo", a pata direita por vezes falha quando ele caminha e ele bate com o focinho no chão, a minha mãe diz que ele está surdo embora eu ache que possa ser um problema ao nível da cera, enfim...).

Sem comentários: