quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Dorvalino Alves Maciel


Vou falar do meu FCP. O meu migue, co-autor deste blog que me desculpe mas senti-me na obrigação de relatar o que vi hoje. O que foi? Muito simples.

Eu fui ao Dragão e vi o Lino resolver um jogo!

Passo a citar o jornal O Jogo para, de forma breve, descrever o que se passou em termos de futebol jogado.

«Já em período de descontos, entrou Lino para o lugar de Rodriguez e Jesualdo Ferreira encontrou a chave para dilatar o resultado. Jogada da direita conduzida por Sapunaru que cruzou bem, tendo Lino feito o seu primeiro golo na Liga dos Campeões.»

Agora descrevo eu a cena.

F.C. Porto - Fenerbahçe. Estádio do Dragão. 38 709 espectadores. 1ª jornada da edição 2008/2009 da Champions.

FCP entra a matar. «A bola quando beija a rede é golo», já dizia o Apaixonado de Calvão (nomeado para Prémio Capitão Moura na Liga dos Últimos), e, aos 13min, Lucho dá asas ao amor, depois de Lisandro, aos 11min, ter iniciado o romance. Resumindo, 2-0 aos 13min. Lisandro logo a seguir, até porque já estava 2-0, quis fazer um bonito e falhou. Sabem aquela cena do «quem não marca, sofre»?? Pois, o FCP sofreu. Foi um golo meio caído do céu mas o Guiza marcou.

Estava dado o kickoff na tremideira. Não é que o Fenerbahçe estivesse a jogar bem, não estava. Limitavasse praticamente a meter a bola no minino Roberto Carlos e ele cruzava a ver se alguém metia a batata lá dentro. Até estiveram duas vezes perto de meter mas não meteram. Posto isto, resta-me dizer....temos pena!!

Já em cima dos 90min, pára tudo!!! Rodriguez, esgotado, é substituído por Lino. Houve palmas para o uruguaio e algumas para o brasileiro, embora eu ache que as últimas fossem de pessoas que enquanto batiam palmas ao Rodriguez olharam para o lado e quando voltaram a olhar para a frente já Lino marchava no relvado. Eu bati, bato a todos. Palmas, claro está. Adiante.

Houve mais palmas para o Cebola mas o certo é que foi Lino a fazer o estrugido. Depois do pé esquerdo do Roberto Carlos quase ter feito estragos, foi o pé esquerdo (embora não pareça, acho que ele tem mesmo um pé esquerdo e um direito e não dois pés direitos) do Lininho que partiu a louça toda. Primeiro toque na bola, primeiro golo do moço na Champions. Jogo resolvido. Não se fala mais nisso.

Agora vocês estão a pensar: «mas o Lino já marcou mais golos, até no FCP». Pois já. Mas não foi para resolver um jogo que estava tremidinho porque estar a ganhar por um é sempre um perigo. Para além disso, o Lino é daqueles jogadores de quem nunca se espera muito. Quem já o viu a jogar percebe o que acabei de dizer. Apesar disso, já noutra ocasião o Lino espantou algumas pessoas que eu conheço. Decorria o FCP - Bochum da última pré-época e o FCP perdia por 1-0. Livre à entrada da área e Lino ajeita a bola. As pessoas que comigo viam o jogo já temiam pela vida das pessoas na bancada e eu só disse: «se o rapaz não escorregar, ou é golo ou é perigoso». E o nosso Lininho não se fez rogado e mandou a regueifa lá para dentro. Que nem bala!

E é assim, vou guardar para sempre este FCP - Fenerbahçe. Uma história para contar aos meus netos. Vou dizer-lhes que sou do tempo em que o Lino dava uns toques e resolvia jogos. Eles vão perguntar: «quem era esse avô?». Eu vou dizer: «foi o maior Maradona negro que passou pelo FCP».

Ele é Dorvalino Alves Maciel, a.k.a. Lino.

Sem comentários: