terça-feira, 12 de maio de 2009

Mas que escola é esta do Panda?


Pois é, caros leitores, a pergunta não podia ser mais clara. Como sabem, sou muito ecléctico em termos musicais e, portanto, ouço um pouco de tudo. Chego ao ponto de ouvir, e gostar (o que para muita gente é o mais grave), de Bandalusa, não menosprezando, como é aqui o caso, as músicas de crianças.

Venho aqui expor uma situação relativa a uma música do CD "Panda vai à Escola". Até aqui, tudo bem. Educação nunca fez mal a ninguém, embora ache estranho um panda frequentar uma escola juntamente com crianças de tenra idade. Mas isto não se fica por aqui. Depois de ouvir a música "Vem que eu vou-te ensinar", um título já por si ambíguo, fico pensativo e até preocupado com aquilo que é ensinado nesta escola. Até posso estar enganado mas parece-me que não se fala do que inicialmente seria suposto. Atentem na análise que vou fazer à letra da música.

É bem provável que esta música fosse uma tentativa de aula de Anatomia. Contudo, penso que as partes e movimentos do corpo humano nos remetem para um outro universo. Ele é mãos, ele é ombros, ele é pés, ele é cabeça, ele é barriga...tudo para a frente e para trás. E o que dizer das expressões "mexendo sem parar" e "roda roda roda e não saias do lugar"?!

Mas para quê estar aqui a escrever se uma imagem vale mais que mil palavras. De seguida, apresento-vos o vídeo da música, no qual o Panda (com ar de pedófilo alucinado nas suas sete quintas) faz a coreografia no meio de crianças, supostamente inocentes e felizes. Peço especial atenção para o movimento da "barriga" e o gozo do Panda para com ele.



Depois de visto o vídeo...estou errado? Não são, no mínimo, dúbios estes ensinamentos? Começo a perceber o gosto da pequenada pelo Canal Panda...

Pandamente, a Administração.

1 comentário:

Elton Silveira disse...

Boas

Cheguei até aqui por mero engano, quando procurava em que álbum estava a tão pedida "roda roda roda e sais do lugar".

Achei o seu comentário descabido, se me permite a expressão. A música nem é de origem portuguesa mas sim brasileira e já tem alguns anos. A coreografia simplesmente apela ao que está escrito na letra da canção.

A ideia é ensinar os mais novos a diferenciar direita de esquerda, este é o ensinamento pretendido nesta canção da escola do panda. É esta a lição para hoje.

Não tenho filhos, nem trabalho com crianças mas criei a minha irmã desde bebé e tiro muita satisfação quando a vejo a dançar e saltar com os colegas do infantário.