segunda-feira, 11 de maio de 2009

Queima das Fitas '09 - Continuação

Peço que carreguem este vídeo e que o mesmo sirva de banda sonora à leitura do post. É apenas um cheirinho daquilo a que assistimos na Terça de Queima. Apenas vos digo que se trata de uma música mais calminha. Se fosse um dos verdadeiros sucessos da banda em questão, os leitores nem punham os olhos no resto do texto dado que saltavam logo da cadeira para bailar.


A noite de Terça (5 de Maio) da Queima já foi relatada por um dos meus co-administradores. Contudo, ficaram algumas coisinhas por contar.

Bandalusa, de quem somos todos fãs (e se não são, vão passar a ser depois de ouvirem o cd que vou gravar para o Yaris com todos os hits desta grande banda portuguesa), começou a aquecer a noite com todos os seus êxitos e foi o seu espectáculo, com início grandioso (ver vídeo do post anterior), que iniciou o nosso pequeno grande bailarico com as nossas "velhas" amigas naquele mar de gente. Uma banda muito especial, que conta com um ceguinho na guitarra e cujo baterista é o Papa. Não fiquem surpreendidos. O baterista deu o concerto envolto numa redoma de vidro, só pode ser o Papa. Para total esclarecimento, aqui ficam os elementos de Bandalusa.

Mingos - viola ritmo
Paulo - voz e viola ritmo
Nelo Ramos - viola baixo
Alexandre - teclado
Zé Manel - baterista (o Papa tem um belo nome artístico)
Jorge Oliveira - viola solo

Depois veio o artista que não precisa de apresentações...o Quim. O homem é o maior e com ele é só cantar e bailar. Do seu espectáculo, importa apenas referir aqui a entrevista que Focse e sua "mãe" deram, em directo, para o Porto Canal. Pois é, momentos antes eu tinha começado uma brincadeira com as nossas "velhas" amigas a dizer que éramos "mães" e "filhos" e a verdade é que isso valeu uma aparição televisiva ao nosso Ti Focse. Foi curto mas "grosso". Vou apenas citar a grande resposta do Focse à pergunta "Quem é que sabe todas as letras de Quim Barreiros, a mãe ou o filho?". A senhora ainda disse que era o filho mas Focse, muito bem, repôs a verdade, dizendo: "É a minha mãe...até canta no banho". Focse, tiveste em grande.

Relativamente à Terça-feira de Queima, está tudo mais ou menos dito. É só ler este post e o anterior. Passemos, então, à Quinta-feira (dia 7).

Começo por dizer que nem era para ir neste dia. Contudo, a pedido de muitas famílias, leia-se Tiago (o KSoares), lá fui eu em direcção ao Porto para mais um dia de juventude estudantil, bêbados e bêbadas, mijas em espremedores (vão dizer que aqueles mijatórios que eles tinham lá, em que se fazia as necessidades ao ar livre, não eram parecidos com espremedores?!) e cerveja. Pois, cerveja não pôde ser muita porque tive de conduzir. E era o dia Super Bock, é preciso ter azar, mas responsabilidade acima de tudo.

A noite até nem começou muito bem. Tive que ir buscar o meu amigo Tiago ao centro do Porto e, ao passar junto à estação de S. Bento, fui alvo de um raide aéreo por parte daquilo a que eu chamei "Air Pombalhada Force One". É que, quando fui atingido, pareceu apenas uma pequena defecação que me atingiu o vidro da frente do Yaris. Contudo, depois de estacionar reparei que todo o veículo tinha sido atingido, e de que maneira! É caso para dizer que eram fezes aviárias por todo o bólide. Parecia que tinha sido realizada uma operação tunning no carro e que agora tinha duas cores, cinza e branco.

Ultrapassada a cena de guerra, lá fui com o Tiago em direcção ao Queimódromo. Já era um pouco tarde para quem se arrisca a ir de carro por isso arranjar estacionamento foi o caralhe. Ficou longe como tudo. Tão longe que pensámos em apanhar o metro e depois um autocarro para lá chegar. Mas pronto, a noite estava boa e lá fizemos a peregrinação. Depois desta caminhada, posso dizer que ir a Fátima a pé será fácil.

Depois de entrar no recinto, a primeira coisa que fizemos foi o que era esperado....urinar. Não, não urinei nos "espremedores". Acho piada mas gosto de privacidade ao atender as "chamadas" da Natureza. Ao sair da "casinha" senti-me como uma estrela a chegar a um evento. Tinha deixado apenas o Tiago à espera quando entrei mas à saída já tinha uma multidão de 4 pessoas à espera. Contudo, apesar da alegria do encontro, ninguém me quis cumprimentar com as mãos. Vá-se lá saber a razão para tal atitude. Esquisitinhos...

Em termos de concertos, tenho a dizer que foi mais fraquinho. Foi mais sério. Está bem que eram os Xutos mas quem é que bate um belo bailarico ao som de Bandalusa e Quim?! Para mim o ponto alto foi o Calú a cantar a nova música dedicada ao Engenheiro com o cachecol do FCP bem aberto (peço desculpa aos meus co-administradores por esta referência).

Depois do concerto, as habituais rondas pelas barracas. Ao passar pelas barracas, ficamos com a sensação que estamos a sintonizar uma estação de rádio. Vamos andando e a música vai mudando de barraca para barraca. Mas pronto, lá nos fixamos por mais tempo junto a uma barraca, a qual, fiquei a saber mais tarde, era a barraca dos preservativos. Isso, de facto, explica em grande parte o tipo de pessoas e danças que vi por lá. Ainda tentámos ir à tenda, que é como quem diz a Discoteca da Queima. Estava a abarrotar de presuntos e chouriços e havia uma enorme nuvem de fumo. Era, portanto, um verdadeiro fumeiro.

A última coisa que fizemos antes de abandonar o recinto, como não podia deixar de ser, foi papar. O Tiago estava bastante indeciso e, consequentemente, também fiquei indeciso. Pizza? Hambúrguer? Cachorro? Pipocas? Pão com chouriço? Perante tamanha indecisão, acho que o nosso tuguismo se impôs e acabámos por comer uma bela sande de carne de porco assado no espeto. Mais tuga que isto só com um tacho de arroz de tomate.

Lá viemos embora. Como não podia deixar de ser, tal como aconteceu na Terça, fomos protagonistas de mais uma operação stop. Não bufei no balão como o Focse mas perante o diálogo que tive com o senhor agente da autoridade tal tornou-se claramente desnecessário. Passo a citar...

- E bebidas alcoólicas, bebeu?
- Não.
- Niclas?
- Não, nada.
- Pode seguir viagem.

Agora eu pergunto: quem é o polícia que usa a palavra "niclas" no cumprimento do seu dever?

Foi o último facto digno de registo, penso eu. Depois disso, só uma viagem até ao Principado e mais uma chegada a casa com o sol já a nascer. Imagino o que a minha mãe andará a pensar de mim. Numa semana, foram umas 3 ou 4 saídas até tal altura do dia...

Queimadamente, a Administração.

2 comentários:

Pampitah disse...

Deves ter a mania pá! A multidão tava a espera do Tiago e não de ti =P

E que raio de música é esta?!? Com essa música no Yaris bombardeamentos por parte da "Air Pombalhada Force One" não te vão faltar!

És um vadio...até para beber nespresso chegas às tantas a casa! =P

Zientist disse...

Tás a ficar um belo vadio...Vê lá se pões os olhos no exemplo do teu irmão e ganhas juízo e deitas-te cedo.....